Condecoração com a Ordem do Sol Nascente

Condecoração com a Ordem do Sol Nascente outorgada por Sua Majestade, o Imperador do Japão e homenagens recebidas na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo

 

Na tarde do dia 18 de fevereiro de 2020, às 15h30 horas, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Senhor Yasushi Noguchi, reuniu em sua residência oficial ilustres autoridades civis e militares para fazer a entrega dos diplomas e respectivas insígnias aos condecorados de outono de 2019. Compareceram além de familiares e amigos dos condecorados figuras expressivas da comunidade nipo-brasileira.

Duas vezes ao ano acontecem as condecorações do governo japonês, os condecorados de primavera e os condecorados de outono. Os condecorados de outono de 2019 foram os primeiros agraciados pelo atual Imperador Naruhito – Primeiro Ano da Era Reiwa.

No Japão sempre que um novo Imperador assume é iniciada uma nova Era. O atual Imperador iniciou a Era Reiwa que significa Harmonia.

A Ordem do Sol Nascente é uma das mais importantes comendas do governo japonês, só ficando depois da Ordem do Crisântemo, a mais importante do Japão.

 

foto1-homenagem-governo-japones

 

São seguintes as personalidades condecoradas com a Ordem do Sol Nascente:  Embaixador Rubens Ricupero; Ex Ministro Roberto Rodrigues; Luiz Carlos Trabuco Cappi, Presidente do Conselho Deliberativo do Bradesco; Jurista Kiyoshi Harada e Pedro Yano, Presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil.

 

foto2-homenagem-governo-japones

Condecoração

foto3-homenagem-governo-japones

Agradecimento

foto4-homenagem-governo-japones

Com Cônsul Geral e esposa Felícia

foto5-homenagem-governo-japones

Com familiares e amigos

O Professor Masato Ninomiya, natural do Japão, naturalizado brasileiro, foi condecorado com a importante Comenda Tesouro Sagrado.

O Senhor Cônsul Geral, Yasushi Noguchi condecorou cada um dos presentes entregando-lhe os diplomas e as insígnias respectivas dentro das rigorosas regras do protocolo preestabelecido.

foto6-homenagem-governo-japones

Condecorados com o Cônsul Geral e Presidentes das  cinco  entidades nipo-brasileiras

A seguir cada condecorado fez um discurso de agradecimento. Ao final houve pausa para fotos dos condecorados com seus respectivos cônjuges, depois com seus familiares e amigos presentes.

A cerimônia foi encerrada com um brinde comandado por Renato Ishikawa, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo

Na noite do mesmo dia os condecorados foram homenageados com um coquetel nos salões da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – que liderou a organização do evento com a tradicional participação do Enkyo, Kenren, Aliança e Câmara Japonesa de Indústria e Comércio.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas, dentre autoridades, convidados, representantes de entidades nipo-brasileiras e pessoal da imprensa falada e escrita.

Após as palavras de saudação pelo Presidente Renato Ishikawa e pelo Cônsul Geral Adjunto, Senhor Akira Kusunoki, cada um dos homenageados fez o uso da palavra sendo ao final entregue um buquet de flores às esposas dos condecorados, encerrando a solenidade com um brinde comandado por Akeo Yogue, Presidente do Enkyo.

 

foto7-homenagem-governo-japones

Seguiram-se o coquetel no estilo oriental, com farta comida, sessões de fotos e de entrevistas.

foto8-homenagem-governo-japones

Com Felícia, Raquel e Marcelo

foto9-homenagem-governo-japones

Com Kurita e Akira Kusunoki, Cônsul Adj.

foto10-homenagem-governo-japones

Com Ikezaki, Felícia e Renato Ishikawa

foto11-homenagem-governo-japones

Com Felícia, Des. Consuelo Yoshida e Marcelo

foto12-homenagem-governo-japones

Reportagem do Diário Nippak

Relacionados