Boletim informativo nº 113

Boletim informativo nº 113

Boletim informativo nº 112

STF mantém isenção do imposto de renda sobre pensão alimentícia

Em recente sessão plenária o STF rejeitou os embargos declaratórios da União interpostas contra decisão que isentou a pensão alimentícia de pagar o imposto de renda (ADI nº 5.422).

Eleições tranquilas

Ao contrário do cenário de preocupação que havia se instalado, tendo em vista as manifestações hostis contra a segurança e transparência de urnas, as eleições do dia 2 de outubro aconteceram em um clima de tranquilidade, com raras exceções onde aconteceram apreensões de armas.

A longa fila em várias das seções eleitorais deveu-se à exigência da biometria, embora o Presidente do TSE negue o nexo causal.

Nova exceção na impenhorabilidade de honorários       

O STJ manteve a penhora de honorários advocatícios para permitir que o cliente possa receber o seu crédito originário da apropriação indébita pelo profissional.

Razões de cunho ético moral norteou a decisão da 3ª Turma do STJ (REsp nº 1991123).

STJ condena uma mãe ao pagamento de multa por negligenciar a educação de seus filhos

Uma mãe foi condenada ao pagamento da multa prevista no art. 249 do ECA por ter negligenciado a educação de um de seus filhos, provocando a evasão escolar.

A relatora do processo, Ministra Nancy Andrighi, observou que a multa tem caráter sancionário, preventivo, coercitivo e disciplinador.

Alteração do regime de previdência pública para previdência privada

O Senado Federal aprovou a Medida Provisória nº 1.119/2022 que estendeu, até o dia 30 de novembro de 2022, o prazo de migração de servidores públicos federais para o regime de previdência complementar da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal — FUNPRESP — e a mudança na natureza do Fundo que passa de pública para privada.

SP, 10-10-2022.

Leia edições anteriores

Relacionados