Boletim Informativo nº 54
O avanço da variante Delta preocupa as autoridades
A variante Delta com origem na Índia está se alastrando no Brasil.
O Estado mais afetado por essa variante é o do Rio de Janeiro com 74 casos registrados seguido de perto pelo Estado do Paraná onde nove casos foram constatados.
É uma variante que é facilmente transmissível, sendo 50% mais fácil de transmitir do que a variante Alpha. Por isso, a OMS a classifica como variante de preocupação.
O avanço dessa variante Delta está ensejando o encurtamento do período de aplicação da 2º dose da vacina AstraZeneca ou Pfizer, além da cogitação de uma 3ª dose a partir do próximo ano. Israel já aprovou a aplicação da 3ª dose.
ButanVac, a genuína vacina nacional
O governo do Estado de São Paulo anunciou que, a partir de 17 de janeiro de 2022, irá revacinar toda a população do Estado com a ButanVac desenvolvida pelo Instituto Butantan. Boa notícia!
Como de hábito, o Ministério da Saúde apresenta opinião divergente. Alega não haver evidências científicas a recomendar a revacinação. A politização em torno da vacina, desde o início, sempre foi o grande entrave na agilização da política nacional de vacinação. É triste constatar que divergências políticas, em parte, contribuíram para ceifar a vida de milhares de pessoas.
Presidente veta a quimioterapia oral
A Câmara aprovou o projeto legislativo que inclui a quimioterapia oral para tratamento de câncer nos planos de saúde, para custear os medicamentos orais, bem mais confortáveis para os pacientes que a quimioterapia tradicional.
Cedendo às pressões dos donos de Planos de Saúde o Presidente, sob o absurdo e inadmissível argumento de que a sanção do projeto aprovado implicaria crime de responsabilidade, vetou a medida aprovada pelo Parlamento Nacional que ajudaria a minorar o sofrimento de milhões de pessoas. A lei sempre está do lado mais forte.
Alterações na Lei Rouanet
Essa lei de incentivo à cultura vinha sendo desvirtuada destinando recursos oficiais a shows internacionais exibidos a preços elevadíssimos, fora do alcance da população em geral.
Pelo novo Decreto estão contemplados os projetos de belas artes e artes sacras, além de aumentar o controle do governo sobre as propostas aprovadas pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC. Os integrantes desse Conselho ficaram contrariados.
Presidente do STF, Ministro Luiz Fux, suspende a reunião agendada com o Presidente Bolsonaro
O Ministro Luiz Fux havia agendado uma reunião com o s chefes de Poderes, incluindo o Presidente Bolsonaro, para o dia 5-8-2021 a fim de tratar do bom relacionamento entre os dois Poderes.
Segundo o Ministro Fux “o pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”. Acontece que o “Presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os Ministros Luís Barroso e Alexandre de Moraes.
Em função disso, o Presidente do STF esclareceu na sessão plenária do dia 8-5-2021 que havia cancelado o encontrão anteriormente agendado com os chefes de Poderes.
SP, 9-8-2021.