Nos dias 22 a 26 de janeiro o jurista Kiyoshi Harada participou do XIXCongresso Internacional de Juristas promovido pela Rede Internacional de Excelência Jurídica e Instituto de Diplomacia Europeia e Sudamericana, na Ilha da Madeira, Portugal.
De passagem por Lisboa, acompanhado de filha, genro e netos, visitou o Professor Jorge Miranda na Universidade de Lisboa, onde foi procedida a entrega do certificado de filiação do eminente professor ao quadro associativo do IBEDAFT, bem como a entrega da respectiva medalha.
Na sessão de abertura do XIX Encontro, ocorrida na noite do dia 22 de janeiro no auditório do Hotel Porto Mare, onde compareceram o Presidente do governo Regional de Madeira, Sr. Miguel Albuquerque, o Presidente da Assembleia Legislativa de Madeira, Deputado José Manuel Rodrigues, o Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Sr. José Tavares, o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Sr. Ediberto Pontes Lima, além dos presidentes da Rede Internacional de Excelência Jurídica e do Instituto de Diplomacia Europeia e Sudamericana, respectivamente, Léo da Silva Alves e Ana Cláudia Barbuda e autoridades da Magistratura, do Ministério Público e Conselheiros de diversos Tribunais de Contas do Brasil, o jurista Kiyoshi Harada foi homenageado com a outorga do Prêmio Internacional pela Carreira, em reconhecimento ao conjunto de 42 obras jurídicas publicadas.
Durante o Encontro foram proferidas 17 palestras por diferentes personalidades brasileiras e européias, abordando temas ligados aos direitos humanos por ser tratar de evento comemorativo dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essas palestras foram realizadas no auditório da Assembleia Legislativa de Madeira.
No dia 25 foi realizada a sessão de lançamento da obra coletiva comemorativa dos 75 anos de Declaração Universal de Direitos Humanos, bem como o lançamento de nossa obra Direito Financeiro e Tributário, 31ª edição. O exemplar dessa obra foi entregue ao Presidente do governo Regional de Madeira, ao Presidente da Assembleia Legislativa de Madeira, ao Presidente do Tribunal de Contas de Portugal e ao decano do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Igualmente foram entregues às três autoridades de Madeira o exemplar do Livro “Temas Contemporâneos de Direito Público – Estudos em Homenagem ao Professor Kiyoshi Harada”.
No dia 26 de janeiro houve a sessão de enceramento do XIX Encontro. Na ocasião concedemos entrevista sobre desigualdades sociais, fome, pobreza, racismo e preconceito, decorrentes de uma sociedade tomada por materialismo exacerbado que se distancia de preceitos éticos e morais.